Você sabe a que se refere o termo “publicação digital”?
Há algum tempo que a internet vem dominando os meios de comunicação. Diante disso, eles se viram obrigados a inovar e fugir do convencional. As estações de rádio possuem websites próprios onde a interação com o ouvinte é possível e jornais e revistas tiveram que criar suas versões digitalizadas para facilitar a leitura para aqueles que costumam se atualizar nas notícias pela internet ou pelo celular e tablet. Essas novas versões de livros, revistas e jornais é o que chamamos de publicação digital.
Pode parecer simples, mas não é. Por se tratar de uma novidade, muitos veículos ainda estão adaptando a esse novo formato, após anos acostumados a folhear revistas no papel. Mas estamos dando um grande passo em inovação, fazendo com que os meios de comunicação se tornem multimídia. Isso quer dizer que há muito mais interação entre os leitores, que podem se atualizar com muito mais facilidade e até mesmo participar das publicações, através de comentários e sugestões.
O meio eletrônico de divulgação de conteúdo têm sido adotado por grandes editoras como Abril e Globo, devido à popularização dos smartphones e tablets. Além da praticidade de poder fazer download das suas revistas, livros e jornais preferidos e armazená-los na memória desses dispositivos para acessá-los quando e onde quiser, a publicação digital também facilita a procura por palavras-chave ou termos dentro do próprio texto, já que é possível utilizar ferramentas de busca dos próprios celulares ou tablets.
Além de todas essas vantagens já citadas, a publicação online também proporciona uma leitura não-linear, isso é, uma leitura que permite pausas e não é cansativa. Um texto pode te levar a outro e trazer informações na forma de áudios, imagens ou palavras, e isso é o que chamamos de hiperlinks. Quer dizer, se trata de uma leitura muito mais leve, interativa e que agrega mais conhecimento, pois reúne os mais diversos dados e noções sobre um mesmo assunto.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre publicação digital, é preciso entender que, além de tudo isso que foi citado, é necessário grande planejamento para transformar uma publicação impressa em digital. Precisamos pensar no formato, na interação, na facilidade de leitura e, é claro, nos anúncios...
Texto e imagem reproduzidos do site: dokacomunicacao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário